Renata Scotto, considerada a mais importante soprano
italiana da segunda metade do século XX, ela ministra pela primeira vez um
curso na Espanha de interpretação vocal em La Coruña organizado pelos Amigos da
Ópera, onde afirma que a voz não é tudo. Sem comunicação emocional, sem calor
humano, digo-lhe que a voz é inútil. Há tantas coisas além de uma voz bonita...
Esta não é a primeira vez que a soprano foi responsável por
um grupo de estudantes, a Scotto já realizou cursos em Roma, Nova York ou
Tóquio, mas esta é a primeira vez que desenvolve um projeto dessas
características na Espanha e ela faz convidado pelos amigos da ópera por
ocasião do seu 65º aniversário. Internacionalmente, Renata Scotto é considerada
a soprano mais importante da segunda metade do século 20 após Maria Callas. No
Metropolitan de Nova York, seu reinado era absoluto, com óperas de referência
como suas personagens célebres de "The Triptych" ou "Manon
Lescaut" de Puccini. l
Essa singela senhora quando pede a um aspirante que abandone
o curso porque sua técnica de canto é insuficiente. Ela mesma recomenda vários
mestres de canto para rebocar seu instrumento. E diz: “E depois volte”.
Porque a sabedoria infinita de Scotto está no campo da
interpretação. Foi dita a melhor “atriz cantora” na história, por causa de suas
criações de ópera. Daí o seu amor por
Puccini.”Verdi dá ao cantor todas as possibilidades que a voz humana chega ao
canto”, ele escreve, escreve cores, virtuosismo, drama, intensidade .... Mas
Puccini também exige que você seja um ator, é o verdadeiro teatro e é por isso
que é fascinante.”
E como ela fez suas criaturas do palco? Antes de mais, lendo
adquirindo conhecimento da ópera que você vai representar. Quantas vezes eu não
li ‘The Lady of the Camellias’ antes de fazer um Traviata! Ele exclama. Então
entre no compositor, seu estilo e momento, e estude sua partitura, porque
existe tudo na música. E o último elemento é ler o livreto e as palavras que o
alcançam dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário